Tricobezoares. O Que É Isso? Como Fazer Para Evitar?

Tricobezoar também pode ser conhecido como “hairball” ou bola de pelo. Acontece com os gatinhos devido ao hábito de se lamberem constantemente, como hábito de rotina de higiene. Essas bolas de pelo acabam se aglomerando no trato gastrointestinal dos bichanos e se não forem removidos naturalmente, podem causar sinais de desconforto como dores abdominais, vômitos, tosse e mal-estar com perda do apetite.

Como fazer para prevenir esta formação se os peludinhos passam 1/3 do tempo acordados se lambendo??? É simples. Através da alimentação. Existe um ingrediente que é adicionado em alguns alimentos comerciais que tem a função de eliminar as bolas de pelos de uma forma livre ou não emaranhada. Esse ingrediente é a fibra de cana. Além de ajudar na eliminação dos tricobezoares de uma forma saudável e natural, ela também auxilia na saúde intestinal, proporcionando fezes mais consistentes e firmes.

Para prevenir a formação de “hairballs” os bichanos devem ser escovados ao menos semanalmente, para remoção dos pelos mortos. E claro, procurar um alimento que tenha a inclusão de fibra de cana em sua composição!