Qual a diferença entre ração de pequeno e grande porte?

O cachorro de pequeno porte tem o metabolismo mais rápido e isso faz com que ele consuma mais energia. Porém, devido ao seu tamanho, o volume de seu estômago é pequeno, portanto fornecer um alimento com mais calorias faz com que consiga consumir pequena quantidade de alimento com alto conteúdo de energia. Assim, as rações destinadas à cães de pequeno porte são um pouco mais calóricas que as rações para cães de grande porte.

Outra diferença é que os cães de pequeno porte têm maior predisposição à formação de tártaro nos dentes. Isso acontece porque os dentes são proporcionalmente grandes em relação ao tamanho e espaço da boca, levando à formação do tártaro. As rações destinadas à cães de pequeno porte têm um tamanho adequado da partícula para facilitar a apreensão do alimento e podem possuir ingredientes especiais que ajudam a prevenir o tártaro.

Além disso, os cães pequenos tendem a ficar dentro de casa e a maioria não faz atividade física. Isso, aliado a uma baixa ingestão de água pode gerar constipação intestinal. Por isso as rações feitas para cães de pequeno porte possuem algumas fibras especiais para prevenir que isso aconteça, além de deixar as fezes com menos odor.

Mayara Corrêa Peixoto
Médica Veterinária CRMV/SP 28347