Preferência Alimentar em Cães

Vocês já se perguntaram o que os cãezinhos preferem comer? Ah, dessa vez essa questão é bem fácil de ser respondida! Afinal, os cães, ao contrário dos gatos, na grande maioria dos casos não são os mestres da exigência e são bem menos seletivos quando se trata de comida. Até mesmo pela própria fisiologia da espécie, que consegue, diferentemente dos felinos, sentir o gosto de alimentos doces (isso mesmo, os bichanos não são capazes de sentir o gosto doce de alimentos!).

Os cães selecionam seus alimentos preferidos primeiramente através do olfato, em seguida pelo paladar e por último pela sensação do alimento na boca (textura, tamanho, formato, umidade, crocância). Se o alimento ofertado for extremamente gostoso e atrativo, o cão não tem a habilidade de regular o consumo e ingere até o limite máximo. Querem alguns exemplos? Quem nunca viu ou ficou sabendo de cachorrinhos gulosos que acharam a fonte mágica da ração, também chamada de saco de ração, e comeram até acabarem com tudo? Ou então que abriram a despensa da casa ou subiram em cima da mesa e fizeram a limpa? Pois então. Esses cachorrinhos sem limites não pararam quando estavam satisfeitos e sim quando não havia mais espaço suficiente para alimentos em suas barrigas.

Para evitar tal imprevisto e possíveis idas ao veterinário para lavagens gástricas, devemos sempre regular o consumo de alimento para cães, especialmente para os mais gulosos como os da raça beagle, labrador e dachshund. Algumas preferências cientificamente comprovadas dos cães são: preferem alimentos mornos ou a temperatura ambiente aos alimentos frios, sabores adocicados aos sabores ácidos e alimentos com quantidade moderada a elevada de gordura à baixa quantidade de gordura.

Mas fique tranquilo! Os nossos especialistas em nutrição de cães já garantiram tudo isso dentro da Tratto! Satisfação para os gulosos e até para os mais exigentes!

Conheça a nossa linha Tratto Premium clicando aqui.

 

Mayara Corrêa Peixoto

Médica Veterinária CRMV/SP 28347

mayara.correa@intergalagro.com.br