Pele: barreira de proteção do corpo

A pele é a primeira barreira contra agentes externos do corpo. E o que permite sua integridade e manutenção da sua função é uma nutrição adequada, balanceada e completa. Para contemplar o seu papel de defesa primária, a pele tem elevada necessidade de aminoácidos, gorduras, vitaminas e minerais. E quando há um desequilíbrio ou falta desses nutrientes, o animal fica susceptível à infecções e reações alérgicas.

Pelagem seca, descamação, queda excessiva de pelos e alterações na coloração são alguns dos sinais que podem indicar desequilíbrio nutricional. Os nutrientes que devem estar contidos no alimento e que são essenciais para manutenção da saúde da pele e reparação são: proteína de boa qualidade, ômegas 3 e 6, minerais como o selênio, cobre e zinco e vitaminas.

Além de fornecer um alimento que proporcione um equilíbrio de nutrientes, é importante se atentar para o armazenamento adequado do mesmo. Um alimento mal armazenado pode rancificar e ter alguns de seus nutrientes oxidados. Um alimento mal estocado também pode sofrer contaminação por pragas, insetos, ácaros e fungos com manifestações negativas na pele e pelagem do animal.

Dar um bom alimento é muito mais que nutrir. É a prova de cuidado e carinho com os nossos melhores amigos!

Acompanhe nosso conteúdo e saiba como alimentar o seu pet de forma correta. Clique aqui e descubra o que é um alimento completo e balanceado.

 

Mayara Corrêa Peixoto
Médica Veterinária CRMV/SP 28347