O que muda nas diferentes fases de vida?

Cada fase de vida do animal requer concentrações diferentes de nutrientes na dieta, acompanhando a demanda do organismo.

Durante a gestação e lactação, a cadela ou gata necessitam de um aporte de nutrientes que deve ser suficiente para mantê-la e para possibilitar o desenvolvimento dos fetos. A fase de lactação é a que demanda mais energia e nutrientes, já que a fêmea está produzindo alimento para sua cria e, para isso, precisa estar em uma condição de saúde adequada.

Independente se for cão ou gato, um filhote tem maior necessidade de energia, proteína, gordura e de alguns minerais e vitaminas para dar suporte para um correto crescimento e formação de novos tecidos.   

Já na fase adulta, o alimento não deve servir apenas para alimentar e sim fornecer condições para que o organismo consiga resistir às adversidades, como doenças, queda de imunidade devido à castração, vacinação, entre outras situações.

Na velhice, para cães, a necessidade energética diminui e, para gatos, aumenta. É uma fase em que se deve preconizar a prevenção e o retardo dos distúrbios próprios da idade.

É por este motivo que são desenvolvidas rações para cada fase de vida. Desta forma, proporcionando aos peludos o que eles precisam, contribuímos para o aumento da longevidade e de uma vida mais feliz!

Acompanhe nosso conteúdo e saiba como alimentar o seu pet de forma correta. Clique aqui e aprenda como e quando alimentar o seu pet.

 

Mayara Corrêa Peixoto

Médica Veterinária CRMV/SP 28347

mayara.correa@intergalagro.com.br