Curiosidades sobre cães, gatos e a alimentação dos pets

Nós sabemos que seu animalzinho de estimação conhece muito bem você. Ele sabe desde a hora que você chega em casa, quando já está pronto para lhe receber, até os horários que você sai ou faz suas refeições. Da mesma forma, eles também parecem saber e compreender os momentos alegres e tristes em sua vida. E você? O quanto conhece seu animal de estimação?
Fizemos abaixo um pequena lista com as principais curiosidades relacionadas à alimentação de cães e gatos e o que isso pode interferir na saúde e bem estar dos pets.

1) Os cães e os gatos, sobretudo os cães, passam da fase adulta à geriátrica de uma maneira bem variável e subjetiva. E isso está intimamente ligado ao tamanho corporal. Tem se de uma forma geral que, quanto maior o porte do cachorro, menor é a expectativa de vida. Geralmente, os cães de raça grande e gigantes são considerados idosos aos 5 anos de idade, enquanto os de porte médio a pequeno e os gatos são considerados geriátricos a partir dos 7 anos de idade. Uma boa alimentação ao longo da vida e durante a velhice proporciona longevidade, saúde e bem estar ao seu melhor amigo.

2) Cães idosos tendem a entrar em sobrepeso ou a ficarem obesos enquanto gatos idosos tendem a ficar magros demais, condição essa conhecida como caquexia.

3) Cães obesos aos 12 meses têm mais chance de desenvolver tumores de mama.

4) Já filhotes obesos têm maior incidência de doenças do desenvolvimento ósseo como displasia coxo femoral, displasia de cotovelo, osteocondrose, etc.

5) Gatos obesos têm maior risco de desenvolverem diabetes mellitus.

6) Gatos ficam “fixados” em um alimento quando o recebem por muito tempo desde filhotes, comportamento este chamado de neofobia (aversão pelo novo). Porém a maioria dos gatos são neofílicos (desde que recebam dieta variada desde filhotes), ou seja, são atraídos por alimentos novos.

7) Cães são animais omnívoros, ou seja, se alimentam tanto de fontes vegetais quanto de alimentos de fonte animal, porém selecionam dietas com mais proteínas.

8) Gatos são animais carnívoros e se importam muito com a textura e umidade do alimento.

9) Os cães, devido à seus ancestrais, que caçavam em grupos, possuem um comportamento social alimentar muito forte, onde o estímulo à ingestão de alimentos é observado quando muitos animais se alimentam juntos. Nesse caso, a ingestão de alimentos também se torna mais rápida devido à competição entre os indivíduos.

10) Já os gatos, descendem de pequenos predadores que se alimentam ao longo do dia de pequenas presas. É um animal que vive de forma solitária e se alimenta lentamente. Ao longo do dia, um gato consegue fazer de 9 a 16 refeições, com conteúdo calórico de aproximadamente 23 kcal cada.