Como devo alimentar minha cadela gestante?

A gestação de cadelas tem a duração média de dois meses. Nessa fase da vida, o animal tem suas necessidades nutricionais aumentadas pois tem que dar conta de alimentar o seu próprio corpo e dos nenéns que está gerando! Portanto, a recomendação é alimentar a mamãe com ração destinada à filhotes e ir aumentando a quantidade gradativamente.

Mas por quê ração de filhotes? A ração destinada à filhotes tem maior quantidade de nutrientes, afinal os filhotinhos têm uma necessidade de nutrientes aumentada pois estão em fase de crescimento! Essa maior quantidade de nutrientes, como de proteína e gordura, é essencial para a mamãe gestante.

No terço final da gestação, ou nos últimos 20 dias, deve-se aumentar a quantidade de ração, pois os fetos estão maiores e consumindo mais alimento. Porém, devido a este fato, fica difícil para a gestante ingerir grande quantidade de alimento, pois os bebês estão ocupando um espaço grande na barriga da mamãe. Deve-se então, dividir a quantidade de ração diária em muitas refeições (no mínimo quatro) para que a mãezinha se sinta confortável para comer.

 

Mayara Corrêa Peixoto
Médica Veterinária CRMV/SP 28347