Água: Nutriente vital

Você sabia que a água é um nutriente? Nutriente é tudo aquilo que faz parte do alimento. Portanto, carboidratos, proteínas, gorduras, minerais e vitaminas e claro, a água são nutrientes. E, se formos ressaltar a importância para a manutenção da vida, a água é o nutriente mais essencial. Os animais podem passar várias semanas sem alimento, mas sobrevivem bem menos sem água.

A água pode ser adquirida através da ingestão voluntária, pelo consumo de alimentos e também através do próprio metabolismo do organismo.

A quantidade de água que um cãozinho ou gatinho deve beber ao longo de um dia varia dependendo do peso, atividade física e condições individuais. Em média, um cão ou gato deve ingerir 70 ml para cada kg de peso corporal. Ou seja, é recomendado a um cãozinho de 5 kg, ingerir 350 ml de água por dia.

Cães ingerem espontaneamente mais água que gatos. Costumam fazer isso durante o dia, enquanto os gatinhos ingerem durante o dia e noite.

Para estimular cães e gatos a beberem mais água, ofereça sempre água fresca, em bebedouros de boca larga e que seja de material de fácil limpeza como o inox, porcelana ou vidro.
E o mais importante: para evitar doenças como a giardíase e outras, sempre forneça água potável para o seu melhor amigo!